quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

PROJETO DA IGREJA SÃO MIGUEL ARCANJO - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR


IGREJA SÃO MIGUEL ARCANJO


Por Tobias Bonk Machado - Arquiteto


No ícone de São Miguel Arcanjo – Micael: Quem como Deus? – podemos observar a presença da lança e, também, em muitos casos, do escudo.


São Miguel, o arcanjo defensor do mal, nos é transmitido pela arte com armadura, trajado para o combate do bem, em favor de Cristo. Assim, a lança muitas vezes é representada encimada pela cruz de Cristo, antecipando-se ao mal e que, juntamente com o escudo, nos oferece proteção.


Ao invocarmos São Miguel, ele afasta tudo o que nos possa causar dúvida e, assim, sermos autênticos na fé que professamos e firmes na missão confiada a cada um.

No projeto da Creatos Arquitetura, realizado para a Igreja de São Miguel Arcanjo, em São José dos Pinhais – PR em fevereiro de 2014, a concepção projetual se baseia nesses dois elementos marcantes do ícone: a lança e o escudo.

A lança é fincada ao solo, como símbolo daquilo que nós, cristãos, temos que nos afastar, enquanto o escudo – ao fundo já perfazendo a estrutura da porta santa – simboliza a defesa do povo de Deus, reunido em assembleia na Casa da Igreja.





Créditos do Projeto:

Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia:
 Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa, Tobias e Karina


Perspectivas Eletrônicas:

Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CANDELABRO SOB OS PÉS DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

CANDELABRO SOB OS PÉS DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE


Arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado


A representação da flor em obras de arte, brasões e elementos decorativos possui relação com beleza, alegria, perfeição. Na religião, também pode ser referenciada à criação, à fertilidade, ao nascimento, bem como um símbolo receptivo ligado a pureza, uma vez que por muitas vezes guarda consigo o orvalho e a água da chuva.

 
Flor de Lis

Elemento muito presente nas pinturas parietais da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, a Flor de Lis possui ampla simbologia, pois, além do seu significado como flor, reforça a ligação com a pureza, uma vez que é bem adaptável em solos aquosos (relacionando-a com a água e com a Lua em seus ciclos). Nas representações cristãs está relacionada com a virgindade, perfeição na Cristandade, com a glória e a entrega a Deus.
 
Representação da Flor de Lis nas pinturas
 parietais da Matriz de Nossa Senhora da Saúde.

Assim, o projeto do candelabro realizado pela Creatos Arquitetura - posicionado aos pés da imagem de Nossa Senhora da Saúde - segue ao encontro desta simbologia, relacionando-o diretamente com a Mãe de Jesus, por meio da representação das doze estrelas que, por sua vez, fazem alusão à coroa da rainha, a santíssima virgem; e também da Cruz, elemento central e que embasa toda a estrutura da peça, desde o solo até a ligação com todas as ramificações do candelabro, representando Cristo, o filho de Maria, pilar que embasa nossa fé e por quem a Imaculada Conceição dedicou a sua vida.
  

 Projeto do Candelabro embasado no desenho da Flor de Lis.

Video do projeto do Candelabro.


Créditos do Projeto:

Projeto do Candelabro:
 Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)

Arquitetos:
Teresa Cristina Cavaco Gomes
Tobias Bonk Machado
Karina Hellen Pereira



Perspectivas Eletrônicas:
Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)


FORMAÇÃO EM ARQUITETURA SACRA, LUZ E LITURGIA.

 ARQUITETURA, LUZ E LITURGIA No próximo dia 06 de maio de 2019 estaremos na Paróquia São Grato para conversarmos sobre Arquitetura S...